Outubro Rosa
15 out 2018

Outubro Rosa: Consciência, poder e saúde!

O Outubro Rosa é uma campanha poderosa, que intensifica todos os anos as atividades de divulgação e conscientização sobre os riscos e os cuidados em relação ao câncer de mama.

Dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer):

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

Para o Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer também é o primeiro mais frequente nas mulheres das Regiões Sul (73,07/100 mil), Sudeste (69,50/100 mil), Centro-Oeste (51,96/100 mil) e Nordeste (40,36/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19,21/100 mil).

Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Saiba mais sobre o diagnóstico no vídeo abaixo disponibilizado pelo pessoal do INCA:

Outro ponto que quase nunca é discutido é que o câncer de mama não é uma exclusividade feminina. Homens também podem ter câncer de mama. A incidência nos homens é bem menor, mas não deixa de ser realidade.

É importante que homens e mulheres conheçam bem seus corpos para viverem saudáveis e gozarem a vida!

Estimule quem você ama a fazer o auto-exame continuamente e a qualquer sinal de diferença, acompanhe-a(o) ao médico.

Quando diagnosticado rapidamente o câncer de mama tem mais chances de cura!

Deixe seu Comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *