Nos próximos meses devemos ouvir falar muito sobre casal não monogâmico, por causa do BBB23, mas você sabe o que é isso?
A não monogamia engloba diferentes tipos de relacionamentos que se opõe à estrutura comum que vemos nos relacionamentos na TV e nas histórias, onde a exclusividade sexual e afetiva impera, independentemente dos motivos.
É importante diferenciar a não monogamia da poligamia e da bigamia. A primeira é quando você se casa com mais de uma pessoa, de acordo com a lei. A segunda é quando você se casa com alguém quando já é casado com outra pessoa legalmente.
Ao contrário do que muita gente acredita, a monogamia não é algo natural. Ela surge quando os indivíduos começam a se agrupar e gerenciar terras e precisam se juntar para isso.
Para garantir a continuidade da propriedade é preciso um controle para saber quem descende de quem e a sociedade patriarcal se institui.
Como essa não é a única forma de amar, o relacionamento de um casal não monogâmico pode ser de diferentes tipos:
O relacionamento aberto é quando existe a exclusividade afetiva entre o casal não monogâmico, mas a liberdade sexual, podendo eles saírem juntos ou separados com terceiros.
No poliamor mais de 2 pessoas estão envolvidas afetivamente e podem se relacionar exclusivamente entre si ou ter uma relação aberta. Algumas pessoas chamam o relacionamento aberto de polissexual.
No chamado amor livre as pessoas podem se relacionar com outros elementos sem ter que pedir a permissão de quaisquer uma das partes já envolvidas na relação.
Um formato que tem se popularizado nas redes sociais é a anarquia relacional, onde o casal não monogâmico não se relaciona de forma hierárquica. Não há, por exemplo, uma ideia de provedor(a)/suprido(a). A igualdade prevalece.
Casais liberais, que praticam swing, ménage, entre outras práticas, são casais onde a exclusividade sexual não existe. Na maioria ainda há a exclusividade afetiva.
Por este fato, algumas pessoas resistem em aceitar que casais liberais são casais não monogâmicos. Há uma tentativa de afastar o foco sexual da ideia da não monogamia.
E você, o que acha? Um casal swinger é ou não é um casal não monogâmico? Conte pra gente nos comentários!
Se você quer conhecer mais casais assim, faça parte do ysos!
ysos para Android: //bit.ly/ysosandblog
ysos para iOS: //apple.co/3RxVUyf